No dia 3 de julho, terá início mais uma festa religiosa em Mogi das Cruzes: a de Nossa Senhora do Carmo.  A programação está dividida em duas etapas. A tradicional quermesse começará já neste fim de semana e ocorrerá de 3 a 12 de julho, sempre a partir das 18h30. Do dia 7 a 15 de julho terá início a novena, às 19h30. Todas as missas terão a bênção e a imposição do Santo Escapulário. A realização da quermesse visa à arrecadação de fundos para as obras de melhorias pelas quais as igrejas do Carmo passam periodicamente. Com o tema “A Exemplo de Maria, Mãe da Igreja do Carmelo, Sejamos Servidores do Senhor”, a festa será realizada até o dia 16 de julho, quando é comemorado o dia de Nossa Senhora do Carmo. Nesses dias de festa, os fiéis re­novam a fé com a participação na novena, missas e procissão. O frei Antônio Bento Brito dos Santos é o pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carm0.

A comissão organizadora é composta por 15 pessoas, tendo à frente dela o coordenador geral Diomar Augusto Ferreira. “Desde o mês de janeiro estamos nos reunindo para organizar a festa, que cresce a cada ano. É uma festa gostosa, que chega a reunir cerca de dez mil pessoas em todos os dias de comemoração”, enfatiza Silva, lembrando que a Comunidade de Santa Terezinha, na Vila Natal, o grupo da Catequese e demais voluntários são importantes colaboradores da festividade.

Como toda e boa tradicional quermesse, os devotos encontrarão barracas de churrasco, salgados e buraco quente, doces e bebidas e chocolate quente. Para a criançada, a barraca do ‘Peixinho’ é a opção. Silva, figura presente em muitas festas católicas da Cidade, será o responsável pela barraca do Bingo, onde serão jogadas rodadas ao preço de R$ 1,00. “Dentre os prêmios, estão uma lavadora, um fogão de quatro bocas e até um tablet. Para esses, contudo, as cartelas serão vendidas a R$ 5,00 cada”, antecipadamente.

A novena será realizada na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, que fica na Rua Otto Unger, s/nº, e tem capacidade de acomodar 350 pessoas sentadas. Vamos prestigiar…

Curiosidades Sobre o Escapulário:  A origem do Santo Escapulário,consiste em dois pedaços de pano marrom, unidos entre si por um cordão. Um pedaço de pano traz a estampa de Nossa Senhora do Carmo, e o outro a do Sagrado Coração de Jesus, ou o emblema da Ordem do Carmo. A palavra latina “scapulas” significa ombros, daí designar-se Escapulário este objeto de devoção colocado sobre os ombros. Para os religiosos carmelitas, é símbolo de consagração religiosa na Ordem de Nossa Senhora do Carmo. Para os fiéis leigos, para o povo, é símbolo de devoção e afeto para com a mesma Senhora do Carmo. Nos meios populares, é conhecido como “bentinho do Carmo”.